"PARANAÍTA"
A ORIGEM DO NOME
Paranaíta: Palavra originária da língua Tupi-guarani: rios que rolam sobre pedras;
Parana: Significa - Rio Caudalosos (Tupi-guarani)
Ita: Significa - Pedra (Tupi-guarani)
PARANAÍTA
A cidade surgiu na década de 70, de um projeto idealizado pelo colonizador Ariosto da Riva.A área urbana da cidade sofreu sua primeira derrubada da mata pelos senhores; Alípio Cândido da Silva (in memória) e um empreiteiro vulgo Zé Mineiro no ano de 1979, e como símbolo do lançamento da cidade, Ariosto da Riva (in memória) em 29 de Junho do mesmo ano ateou fogo na derrubada e declarou a abertura da cidade.
O município que possui uma extensão territorial de 4.796,013 Km² (IBGE), foi fundado em 29 de Junho de 1979, era um distrito que pertencia a Alta Floresta, em 13 de maio de 1986 a Lei nº 5004 o elevou a categoria de Município do Estado de Mato Grosso, sua emancipação política se deu no dia 13 de maio de 1986.
Paranaíta teve como pioneiros na zona urbana: Antônio Campanharo, o qual construiu o primeiro barraco dando início à cidade, onde ao lado, logo se construiu a rodoviária, sendo seguido posteriormente por José Galego.
Aquele simples gesto de coragem fazia nascer um município, bem no coração de Mato Grosso.Obra da Colonizadora INDECO, que tinha intuito de implantar um complexo de investimentos agro-florestal, agro-industrial e extrativista. A Meta de Ariosto era tornar essa região uma grande potencia na agricultura, porém um fato determinante mudou a história, a descoberta do ouro tomou o espaço da agricultura. O metal valioso passou a ser a principal fonte de renda com uma produção que superava toneladas ao ano e trouxe milhares de pessoas, de todo o Brasil para a região, o ouro descoberto tanto no município, quanto nos arredores, mudou completamente a característica original pensada pelo seu colonizador.
Com o fim do ouro no inicio da década de 90, o município sofreu um forte impacto em sua economia, mais não demorou muito e logo surgiu outras alternativa econômicas, primeiro o setor madeireiro; seguido pela pecuária de corte e de leite que ainda ocupa um grande espaço nesse contexto, o município produz mais de 1 milhão de litros/leite mês.
Cidade bela criada pela natureza, formada por lindos rios, corredeiras, cachoeiras de uma beleza exuberante e está localizada na região turística cristalino.
A população de paranaitenses, no ano de 2021 segundo estimativa do IBGE é de 11.291 Habitantes, oriundos dos estados do Sul e Sudeste, seguidos por Nordeste e Centro-Oeste.
Paranaíta tem um dos maiores Assentamento Rural do INCRA, o Assentamento São Pedro, distante 40 km do núcleo urbano, com 776 lotes, e mais de 3.000 Pessoas distribuídas nas 22 Comunidades.
Em torno do núcleo urbano são 12 comunidades e 01 Assentamento Rural do INTERMAT, o "Nossa Terra Nossa Gente - Vila Rural Boa Esperança", formado por 49 lotes e fica a 7 km do núcleo urbano.
Infraestrutura - Saúde - Turismo
- Uma das maiores obra do ramo hidrelétrico no BRASIL foi construída em Paranaíta, a Usina Hidrelétrica Teles Pires, gerando 1.820 MW, suficiente para abastecer uma população de 2,7 milhões de famílias.
- A Usina Hidrelétrica São Manoel é outra obra grandiosa e tem a potência de 720 MW.
- Os lagos formados pelas duas usinas são outros atrativos a serem explorados pelo 'turismo consciente'.
- No turismo, destaca-se a monumental "Pedra Preta", de excepcional e rara beleza. Uma enorme pedra que abriga um dos maiores painéis de pictogravuras do mundo.
- Os rios são um dos grandes atrativos por abrigar uma enorme diversidade de peixes, pousadas nos seus entornos e a pesca esportiva garante o lazer e entretenimento de turistas do mundo todo.
- Um grande Hospital Municipal foi construído, um verdadeiro "Shoping da Saúde" para cuidar dos cidadãos paranaitenses.
- A construção do Lago Municipal com infraestrutura de Complexo Turístico resgatou a novamente a marca turística do município.
Em 2021, Paranaíta completou 42 anos.
Uma terra abençoada pela fertilidade e riquezas naturais.
Paranaíta é terra fértil e acolhedora, busca o desenvolvimento Sócio Econômico Ecológico de forma sustentável, e cada dia oferece uma melhor qualidade de vida aos seus moradores.
Divisa de Paranaíta com outros municípios:
Ao Norte =
|
Município de Jacareacanga, Estado do Pará (Divisa após o Rio Teles Pires)
|
Ao Sul =
|
Município de Alta Floresta
|
A Leste =
|
Município de Alta Floresta
|
A Oeste =
|
Municípios de Apiacás e Nova Monte Verde
|
Atualização realizada em: 01 de Janeiro de 2021, às 07:14:52 (Fonte: IBGE e Arquivos do Município)