Paranaíta realiza 2ª Conferência Municipal da Saúde Mental e elabora propostas para apresentação a nível estadual

Data: 19 de Novembro de 2021
Autor: Wellington Magalhães / Angelo Papadopulos

Paranaíta realizou a 2ª Conferência Municipal da Saúde Mental, que teve como lema, A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa dos cuidados em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

O evento aconteceu na sexta-feira 19 de novembro sendo realizado no Salão de Eventos do CRAS, e foi transmitido também através das redes sociais,  contou com a participação dos profissionais e representantes da Saúde a nível Municipal e Regional, além de Secretários, representantes do Legislativo, da Educação, Segurança Pública, de Entidades, demais lideranças, e população.

Na Conferência após as boas vindas e abertura oficial feita pela Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Débora Farias, deram-se as falas das demais autoridades ali presentes, onde foi destacada a importância que o momento possui no que diz respeito à elaboração das melhores propostas a serem votadas e após levadas às esferas Estadual e Federal, lembrando que a etapa Estadual ocorrerá de 03 a 05 de fevereiro do próximo ano, onde os representantes terão como missão defender o que ficou estabelecido como meta nesta etapa municipal.

A palestrante Fabiana Pessoa Vice Prefeita e Secretária de Saúde de Apiacás rendeu elogios a Secretária Andreia Reis e toda a equipe que compõe a Saúde do município de Paranaíta pelo trabalho realizado em conjunto fazendo toda a diferença na Região do Alto Tapajós, destacando a união dos Gestores, e enaltecendo a participação fundamental da Câmara de Vereadores juntamente com o Executivo. “Enquanto representante do COSEMS juntamente com a Andréia que faz parte da vice regional, nós estamos lutando para garantir o direito de cada cidadão da nossa Região, isso é um ponto fundamental, que tenhamos uma boa conferência e que possamos debater pelas melhores propostas para isso.” Comentou Fabiana.

Ivair Saggin Representante do Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta, destacou que o Escritório é parceiro nesta caminhada, e estará auxiliando em tudo que puder para que as Conferências possam ter efeitos positivos no que compete a melhorias para toda a Região do Alto Tapajós.

Andreia Reis no ato representando o Prefeito Osmar Moreira, agradeceu a Primeira Dama Nair Valentim, e comentou sobre a grande importância deste evento, agradecendo pelo comprometimento da Assistência Social em nome da Secretária Tânia Portugal e sua equipe pelo apoio na realização da Conferência, destacando o grande empenho do Prefeito Osmar pela união entre os seis municípios para o bom desenvolvimento da Região em todas as áreas de atuação do Poder Público, algo que também está sendo feito quando o assunto é a saúde e o bem estar da população. “Precisamos muito da soma desse trabalho, é assim que a gente faz com muita união, vamos nos dedicar a este dia para que possamos elaborar boas propostas para que se tornem Projetos, Programas de Governo, e que tenhamos a possibilidade de a nível de Estado e a nível Federal conseguir políticas públicas não só voltadas para a saúde mental, mas para todas as áreas também, este é o momento que temos a voz para escolher o melhor, e nós temos que fazer valer à pena para levar ao nosso Estado propostas concretas de curto, médio e longo prazo que possam de fato melhorar a vida do nosso cidadão.” Comentou a Secretária Andreia, ainda parabenizando a Comissão Organizadora e a todos os envolvidos na preparação da Conferência.

Após as falas foi feita a leitura do Regimento, a palestrante Fabiana Pessoa conduziu os trabalhos abordando diversos exemplos, dados Históricos e pontuando inúmeras causas que afetam a saúde mental, apresentando também o número de casos de incidência dos distúrbios que atingem a sanidade mental das pessoas.

Ao final da palestra foi aberto o espaço para perguntas, mobilização dos grupos para as atividades, debate e elaboração das propostas, no total 4 grupos foram formados para os trabalhos. Por fim foi feita a Plenária com apresentação e votação das propostas, e enfim foi feito o chamamento para os Delegados que estarão participando da Conferência Estadual levando e defendendo as propostas elencadas a nível Municipal.

Ao final dos trabalhos foi servido aos presentes um delicioso coffee break em confraternização pelo sucesso que foi esta 2ª Conferência Municipal da Saúde Mental.

Também presentes na ocasião estiveram os Vereadores Presidente da Câmara Adimilson Mota, Líder do Governo na Câmara, Naldo Silveira, Vereador Jalison Cruz, os Secretários Porfival Junior (Governo), Assis Frizon (Desenvolvimento e Tecnologia), Elvis Pedroso (Esporte), Ray Silva (Comunicação).