Publicado em: 15/05/2018 ás 16:07:00 Autor: Agencia SEBRAE MT com Redação

 

O Sistema Sebrae vai promover, em todo o país, de 14 a 18 de maio, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O objetivo é orientar os empreendedores que querem se formalizar e capacitar e disseminar conceitos de educação financeira, estratégias de vendas, marketing, planejamento e acesso a crédito como ferramentas para melhorar a gestão dos que já possuem negócios. Os empreendedores poderão contar com serviços, capacitações e diagnósticos financeiros gratuitos. Com foco nas declarações e regularização de CNPJs, a expectativa é realizar cerca de 5 mil atendimentos no Estado de Mato Grosso.

Segundo o Portal do Empreendedor do Governo Federal, até 30 de Abril de 2018 já são 125 mil MEI's formalizados em Mato Grosso, 567 em Paranaita a expectativa é que o mutirão contribua para um aumento na realização da Declaração Anual de Faturamento, referente ao ano/calendário 2017, que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 30 de Maio.

“Esta semana é uma grande oportunidade para quem quer regularizar o seu CNPJ, ou seja, realizar suas declarações e optar pelo parcelamento, para que não corram o risco de serem cancelados. Este ano foram canceladas aproximadamente 28 mil empresas em Mato Grosso por inatividade. Estas empresas não poderão utilizar mais o CNPJ, o que implica em vários problemas.  Um deles é a própria conta corrente da pessoa jurídica, que ficará bloqueada. Sem falar que a dívida da empresa passa a constar no CPF do microempreendedor na dívida ativa da união”, alerta a analista da gerência de empreendedorismo do Sebrae MT, Liliane Ramos.

Durante toda a Semana do MEI diversos especialistas estão escalados para esclarecer dúvidas sobre empreendedorismo, mercado, finanças e legislação.  Haverá uma programação especial com orientações gratuitas, incluindo: palestras, oficinas, consultorias e atendimentos individuais sobre a abertura da empresa e criação do CNPJ, a impressão de boletos, impressão de certificados MEI, declarações, alterações de cadastros, parcelamento de dívidas e orientações sobre gestão e venda.

A expectativa é realizar cinco mil atendimentos no Estado. Além Paranaíta, o atendimento especial ao MEI será realizado nas agências e postos de atendimentos do Sebrae na Capital Cuiabá e nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Colíder, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Alto Araguaia, Guarantã do Norte e Várzea Grande.

Durante a Semana do MEI, o Sebrae irá disponibilizar ainda consultoria gratuitas para o diagnóstico financeiro da empresa. Este serviço, no entanto, será realizado apenas na sede do Sebrae, em Cuiabá, mediante agendamento prévio. Os interessados devem ligar para o 0800 570 0800

 

 

 

Confira a programação da Semana MEI 2018 em Paranaita - MT:

De segunda à sexta – serviços de orientação, formalização, declaração de faturamento, impressão de boletos, alterações, parcelamentos e baixa da empresa.

Local: (CAE) Centro de Atendimento Empresarial 

Avenida: Vereador João Lopo de Souza

 

Oficinas acontecerão:

Local: Escola Estadual Mario Correia da Costa

Dia 15/05 (Terça-feira)

18h às 22h –  Oficina sei Controlar meu Dinheiro

 

Dia 17/05 (Quinta-feira)

18:30h às 22:30h – Oficina sei Planejar