Durante a mobilização os Adolescentes e Crianças se manifestaram com faixas e cartazes
Publicado em: 18/05/2018 ás 11:54:00

Hoje, 18 de Maio, Sexta-feira, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Paranaíta, Conselhos e entidades realizaram uma grandiosa caminhada  para comemorar o Dia Nacional do Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, a mobilização que percorreu ruas do centro da cidade, reuniu centenas de alunos e professores, vereadores e secretários municipais e comunidade. Participou também o Prefeito Tony, a Primeira Dama Selma Rufatto, o Presidente da Câmara de Vereadores Netinho e a Presidente do CMDCA Aguina Morais, os Adolescentes do 'NUCA', e contou com apoio das policias; militar e civil.

Conhecendo um pouco sobre “A Origem” desse Dia

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi seqüestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 43 anos, mas situações semelhante ou iguais a essa acontecem diariamente e geralmente dentro da nossa própria casa e nem percebemos.

Abuso Sexual e Exploração Sexual, entenda a diferença

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias podem ser feitas através do DISQUE 100.