Publicado em: 09/09/2018 ás 08:51:00 Autor: Agricultura

No dia 14 de setembro de 2018 acontecera aqui em Paranaita o dia de campo sobre as culturas da cebola e do alho, esse dia de campo será realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV) e com a Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros de Paranaita (Coopervila).

O principal objetivo do dia de campo é o de aumentar a eficiência das técnicas oferecidas a produtores rurais por meio dos procedimentos utilizados no processo de assistência técnica, desde o planejamento até a avaliação final, das culturas a serem tratados no dia de campo.

Toda as palestras tem intuito de trasnferir aos participantes um conjunto de informações, que ira ampliar o conhecimento que cada um conhece e pratica.

O dia de campo deve aumentar a capacidade de análise, avaliação e interpretação dos trabalhos e resultados, aumentando a percepção crítica de cada participante para que compreendam os problemas e das variáveis condicionantes das culturas abordadas no dia de campo, para uma tomada consciente de decisões.

A capacitação técnica com produtores rurais e um processo interativo extremamente positivo para os produtores, assim como para os profissionais. Da mesma forma que o profissional pode contribuir para o desenvolvimento intelectual e a autonomia dos produtores e dos demais membros de uma comunidade rural, ele pode vivenciar na pratica e aprender com as experiências ali transmitidas e também trocar experiências com os demais participantes e desenvolver uma capacidade de reconhecer soluções viáveis, ajustando as suas necessidades.

A capacitação também contribui para que os produtores avaliem e reflitam sobre suas necessidades, limitações, potenciais e oportunidades e caminhem em direção à autonomia para gerir suas propriedades, tomando decisões corretas, para melhorar os seus processos produtivos e os seus padrões de vida.