Prefeitura constrói faixa elevada em frente à Creche I
Publicado em: 01/08/2017 ás 11:34:00

A Gestão Municipal paranaitense iniciou uma série de modificações importantíssimas para garantir mais segurança no trânsito da cidade. O Planejamento prevê a construção de várias faixas elevadas, a primeira delas já está em fase de finalização e está sendo construída em frente ao Centro de Educação Infantil - Creche I. Estas faixas permitirão aos pedestres uma travessia bem mais segura e conseqüentemente requer maior consciência dos motoristas e motociclistas que trafegam pelas ruas e avenidas no perímetro urbano da cidade.

A implantação dessas faixas, visa a segurança dos alunos das unidades de ensino e dos pedestres que por ali trafegam e já se adapta ao projeto que altera o Código Brasileiro de Trânsito, determinando que a construção das faixas de pedestres sejam mais elevadas que a pista por onde passam os carros, nas proximidades das instituições de ensino.

O Prefeito Tony disse que a construção dessas faixas para travessias de pedestres dá mais segurança, garante melhor acessibilidade, melhora a visibilidade dos condutores nas travessias e age como redutor de velocidade nas avenidas de fluxo intenso.

Vale destacar ainda que muitos condutores não respeitam o direito do pedestre, mesmo tendo a ciência da prioridade das pessoas na travessia da faixa elevada, porém os pedestres devem fazer sua parte e obrigatoriamente atravessar nas faixa para garantir o seu direito.

Conheça alguns direitos e deveres do pedestre no trânsito:

• Pedestres têm prioridade sobre os veículos.
  • Quem está a pé deve andar na calçada.
  • Ciclistas que não estão sobre a bicicleta equivalem a pedestres, com mesmos     direitos e deveres.
  • Quando não houver calçada ou não for possível utilizá-la, o percurso deve ser feito na pista de rolamento, o mais próximo possível do meio fio, e em fila única.
  • Na hora de atravessar a rua, utilizar a faixa de pedestres se ela estiver a até 50 metros de distância.
  • Antes de atravessar ou caminhar pela pista, sempre se certificar de que é possível fazer isso sem prejudicar o tráfego.